terça-feira, fevereiro 20, 2007

Más notícias (parte 1)

Faz frio e vento. O que é bastante estranho para um Verão. Tiago senta-se no banco da estação do Barreiro, com uma mala de viagem enquanto espera pela chegada do comboio com destino a Lisboa. Sente um arrepio na espinha e depressa se arrepende de não ter trazido um casaco mais quente. O tempo parece já anunciar a chegada do Outono com o vento a uivar por entre as colunas com um hálito a mentol. Chovem-lhe memórias de tudo e mais alguma coisa enquanto o Sol se esconde por detrás dos prédios no horizonte. Lembra-se de quando foi passar uns dias com a Inês no Algarve e conheceu o Rafael pela primeira vez. Ri-se para si mesmo porque lembra-se das figuras parvas que fez quando conheceu Rafael.

Tiago, trapalhão como já era de costume, tropeçava nas palavras e trocava-as de ordem devido ao nervosismo. Inês havia-lhe contado que Rafael era homossexual e Tiago, com medo de que fosse topado, fazia de tudo para disfarçar. Tudo sem sucesso porque a Inês, na sua ingenuidade, já tinha contado ao Rafael que Tiago era gay. E então, houve ali um momento estranho porque Tiago não sabia o que havia de fazer. Nunca tinha conhecido um homossexual na sua vida – bem, pelo menos não pessoalmente. Mas correu tudo bem... Rafael fora extremamente simpático para ele.

Tiago encolhe-se quando se levanta uma rajada de vento.
- Devia de ter ido com a Inês. – Pensa.
Abre a mala e saca do leitor de Mp3 para ver se se distrai um bocado do frio. Falta ainda meia hora para o comboio chegar. O movimento na estação é quase nulo, o que aumenta ainda a insegurança de Tiago. Começa a pensar no que o poderá esperar à chegada. Como irá a tia da Inês o receber? A Inês já lhe havia contado de certeza, para evitar que os boatos de que Tiago namorava com ela se espalhassem mais. Pôs a música a tocar para esquecer as suas inseguranças. Aos poucos vai-se distraindo. Saca de um cigarro quando sente uma mão a tocar-lhe o ombro. Vira-se e tira os auscultadores dos ouvidos.
- Eu já te disse que fumar faz mal. Devias de deixar. – Diz Pedro sorrindo.
Tiago faz um esforço para não saltar aos braços de Pedro, mas Pedro já se havia antecipado e dá-lhe um abraço.
- O que fazes aqui? – Pergunta Tiago.
- Achas que eu iria te deixar sozinho num momento destes? – Responde-lhe Pedro enquanto se senta no banco.
Tiago sorri e senta-se.
- Obrigado por teres vindo.
E ficam à espera que o comboio chegue.
O comboio chega finalmente e os dois entram. Assim que desembarcam em Lisboa, entram de imediato para o autocarro que os levará até Viseu. A viagem apresenta-se ainda longa, vai levar mais de duas horas para chegarem ao seu destino. Chegam só à meia-noite. Por isso, Tiago aproveita para descansar, encostando-se a Pedro. Adormece.

0 comentários: