terça-feira, fevereiro 20, 2007

Más notícias (parte 4)

Amanhece e Tiago acorda. Por causa do tio da Inês, o Pedro e o Tiago tiveram que dormir em quartos separados. Antes dele sair da cama Pedro entra.
- Sairam todos. Estamos sozinhos e vim dar-te os bons dias. – Sorri e mete-se debaixo dos lençóis. Abraça Tiago.
Tiago sente-se pouco à vontade.
- Mas, podem voltar a qualquer momento.
- Nem por isso. Foram todos ao mercado. Só devem chegar por volta das onze. Temos três horas só para nós. Além disso, a minha tia Eugénia deve estar a arranjar forma de manter o meu tio ocupado.
- E a Inês? – Pergunta Tiago.
- Não tenho a certeza, mas acho que ela foi falar com o namorado do Rafael. Talvez foi avisar que tu vais ao funeral. – Pedro chega-se mais perto de Tiago e coloca-se por cima dele, apoiando-se com os braços. – Agora. Como é que vamos ocupar estas três horas?
Pedro sorri e dá-lhe um beijo na boca.

Más notícias (parte 3)

Tiago repara que afinal Inês e a tia dela já estavam à sua espera. Saem do terminal, em direcção a elas. Inês sorri.
- Chegaste finalmente. – Depois repara no Pedro. – Ah, bom. Também vieste.
Pedro sorri. Pousa as malas e abraça Inês. Depois aproxima-se da tia e dá-lhe dois beijos.
- Olá tia!
Esta sorri-lhe.
- Tudo bem Pedro? – Pergunta. Depois dá-lhe uma palmada no peito. – Seu desnaturado! Não dás notícias. Tenho que saber notícias tuas das bocas dos outros.
A tia dele recua e olha-o de cima a baixo.
- Bolas rapaz! O que te têm dado de comer? Estás uma torre. Por este andar acabas por bater com a cabeça nos candeeiros de casa.
Depois aproxima-se de Tiago e dá-lhe dois beijos.
- Tudo bem contigo Tiago?
- Sim. – Responde timidamente.
- A Inês já me contou tudo. Eu sei que vocês os dois, bem, são íntimos. – Pisca-lhe o olho.
Tiago sorri timidamente.
- O Tiago vinha pelo caminho a pensar que iria causar impressão, tia. – Diz Pedro.
Ela ri-se.
- Ó rapaz. Estou velha demais para me preocupar com essas coisas. Confesso que não percebo muito do assunto. Mas não vou deixar de falar convosco por causa disso. Mas deixemos de conversas. Ainda nos congelamos por aqui. Vamos andando.

Más notícias (parte 2)

Chegando ao fim da viagem, no terminal de autocarros, Pedro acorda Tiago e saem os dois. Está mais frio e vento, e Pedro tira o seu casaco e dá-o a Tiago, que acaba por vesti-lo. Sentam-se no banco enquanto esperam que Inês chegue.
- Então... Este tal de Rafael era um grande amigo teu, certo?
- Por acaso era um grande amigo da Inês. Só o conheci num verão e nunca mais falámos.
- Então, porque vais ao funeral dele?
- Porque ele foi a pessoa que fez mais por mim ao longo destes anos. Porque ele ajudou-me a assumir para mim mesmo, mesmo que essa não tenha sido a intenção dele. Porque foi mais amigo que muitos dos meus amigos da altura.
- Engraçado. – Diz Pedro coçando a cabeça.
- O que é engraçado?
- A forma como a interacção das pessoas nos vai moldando. Com tantos amigos que tiveste na altura e a pessoa que mais te ajudou foi um estranho completo. E, por causa disso, tornou-se numa das pessoas mais importantes da tua vida. E tu nem sabes nada da vida dele...
- É verdade. O Rafael foi como um anjo da guarda. Segurou-me quando eu estava prestes a cair. Todos os meus amigos já tinham tentado de tudo para me ajudar, acredita. A Inês então... Só faltava ela dar a vida por mim. – Tiago faz uma pausa e sorri. – Quem diria que tudo o que eu precisava era conhecer alguém? Uma coisa tão simples quanto isso...

Más notícias (parte 1)

Faz frio e vento. O que é bastante estranho para um Verão. Tiago senta-se no banco da estação do Barreiro, com uma mala de viagem enquanto espera pela chegada do comboio com destino a Lisboa. Sente um arrepio na espinha e depressa se arrepende de não ter trazido um casaco mais quente. O tempo parece já anunciar a chegada do Outono com o vento a uivar por entre as colunas com um hálito a mentol. Chovem-lhe memórias de tudo e mais alguma coisa enquanto o Sol se esconde por detrás dos prédios no horizonte. Lembra-se de quando foi passar uns dias com a Inês no Algarve e conheceu o Rafael pela primeira vez. Ri-se para si mesmo porque lembra-se das figuras parvas que fez quando conheceu Rafael.

Tiago, trapalhão como já era de costume, tropeçava nas palavras e trocava-as de ordem devido ao nervosismo. Inês havia-lhe contado que Rafael era homossexual e Tiago, com medo de que fosse topado, fazia de tudo para disfarçar. Tudo sem sucesso porque a Inês, na sua ingenuidade, já tinha contado ao Rafael que Tiago era gay. E então, houve ali um momento estranho porque Tiago não sabia o que havia de fazer. Nunca tinha conhecido um homossexual na sua vida – bem, pelo menos não pessoalmente. Mas correu tudo bem... Rafael fora extremamente simpático para ele.

Tiago encolhe-se quando se levanta uma rajada de vento.
- Devia de ter ido com a Inês. – Pensa.
Abre a mala e saca do leitor de Mp3 para ver se se distrai um bocado do frio. Falta ainda meia hora para o comboio chegar. O movimento na estação é quase nulo, o que aumenta ainda a insegurança de Tiago. Começa a pensar no que o poderá esperar à chegada. Como irá a tia da Inês o receber? A Inês já lhe havia contado de certeza, para evitar que os boatos de que Tiago namorava com ela se espalhassem mais. Pôs a música a tocar para esquecer as suas inseguranças. Aos poucos vai-se distraindo. Saca de um cigarro quando sente uma mão a tocar-lhe o ombro. Vira-se e tira os auscultadores dos ouvidos.
- Eu já te disse que fumar faz mal. Devias de deixar. – Diz Pedro sorrindo.
Tiago faz um esforço para não saltar aos braços de Pedro, mas Pedro já se havia antecipado e dá-lhe um abraço.
- O que fazes aqui? – Pergunta Tiago.
- Achas que eu iria te deixar sozinho num momento destes? – Responde-lhe Pedro enquanto se senta no banco.
Tiago sorri e senta-se.
- Obrigado por teres vindo.
E ficam à espera que o comboio chegue.
O comboio chega finalmente e os dois entram. Assim que desembarcam em Lisboa, entram de imediato para o autocarro que os levará até Viseu. A viagem apresenta-se ainda longa, vai levar mais de duas horas para chegarem ao seu destino. Chegam só à meia-noite. Por isso, Tiago aproveita para descansar, encostando-se a Pedro. Adormece.